quarta-feira, janeiro 24, 2024

Romeu e Julieta


Finalizando a 4ª obra que leio do magistral William Shakespeare (1564-1616), a sua obra trágica mais famosa: Romeu e Julieta.

Escrita ao redor de 1593 narra a já tão conhecida história de dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.

A estrutura dramática usada por Shakespeare, como o foco em personagens mais secundários e a utilização de sub-enredos para embelezar a história, traz um colorido adicional a história mostrando uma excelente habilidade dramática. Além disso, a peça atribui distintas formas poéticas aos personagens para mostrar que eles evoluem; Romeu, por exemplo, fica melhor em seus sonetos à medida que a trama segue.

Para aqueles que querem se inspirar em sonetos para serem declarados a sua amada, a peça é um prato cheio com passagens imortalizadas, tais como:

Parece estar suspensa na face da noite, tal qual joia rara na orelha de uma etíope; beleza incalculável, cara demais para ser usada, por demais preciosa para uso terreno!

Como o mar, meu amor é profundo e minha entrega desconhece fronteiras. Quanto mais me doo a ti, mais eu tenho, pois tanto meu amor quanto minha entrega são infinitos.

Nenhum comentário: