quarta-feira, janeiro 31, 2024

Quincas Borba


Terceiro romance que leio do nosso Machado de Assis (1839-1908), a continuação (poderia se dizer) de Memórias Póstumas de Brás Cubas: Quincas Borba.

Publicado originalmente em folhetim entre 1886 e 1891, o livro narra a história de Rubião que recebe uma herança de seu amigo (Quincas Borba) que o deixa com uma considerável fortuna e o seu bem mais precioso, o seu cachorro (de mesmo nome do falecido dono), que terá que ser cuidado por ele como único condicionamente de receber a fortuna. Rubião, portanto, se muda de uma cidade do interior (Barbacena) para a capital do Império, no Rio de Janeiro.

Ele parte para o Rio de Janeiro e, na viagem, conhece Cristiano de Almeida e Palha e sua esposa Sofia. Ingênuo, Rubião deixa-se guiar pelo casal. Instala-se num palacete e frequenta a casa de Cristiano. Apaixona-se por Sofia, que lhe dispensava olhares e delicadezas insinuantes. Depois de muitos favores ao casal amigo, Rubião declara seu amor por Sofia, que, apesar de ter provocado a declaração, o recusa e se queixa ao marido. Cristiano não rompe com Rubião porque pretende lhe subtrair o resto da fortuna. Sofia apenas intuía sua condição de chamariz, mas daí por diante tem de exercê-la conscientemente. O amor não-correspondido de Sofia desperta-lhe, aos poucos, a loucura.

O livro retrata bem a sociedade brasileira na época do reinado e mostra muito bem como os homens se comportam quando se deixam levar pela luxúria e pela ganância.

quarta-feira, janeiro 24, 2024

Romeu e Julieta


Finalizando a 4ª obra que leio do magistral William Shakespeare (1564-1616), a sua obra trágica mais famosa: Romeu e Julieta.

Escrita ao redor de 1593 narra a já tão conhecida história de dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.

A estrutura dramática usada por Shakespeare, como o foco em personagens mais secundários e a utilização de sub-enredos para embelezar a história, traz um colorido adicional a história mostrando uma excelente habilidade dramática. Além disso, a peça atribui distintas formas poéticas aos personagens para mostrar que eles evoluem; Romeu, por exemplo, fica melhor em seus sonetos à medida que a trama segue.

Para aqueles que querem se inspirar em sonetos para serem declarados a sua amada, a peça é um prato cheio com passagens imortalizadas, tais como:

Parece estar suspensa na face da noite, tal qual joia rara na orelha de uma etíope; beleza incalculável, cara demais para ser usada, por demais preciosa para uso terreno!

Como o mar, meu amor é profundo e minha entrega desconhece fronteiras. Quanto mais me doo a ti, mais eu tenho, pois tanto meu amor quanto minha entrega são infinitos.

domingo, janeiro 21, 2024

Ilíada


Finalmente pude me dedicar à grande obra, aquela que é considerada a mãe da Civilização Ocidental, a pedra basilar da literatura ocidental, a grande obra de Homero (928 a.c - 898 a.c): Ilíada.

Trata-se de um poema épico que narra o último ano da famosa Guerra de Tróia. A guerra já está acontecendo há 9 anos e o narrativa concentra-se no embate entre o Rei Agamenon e o principal guerreiro grego Aquiles que levou ao desfecho da guerra.

O filme Troia (2004) não mostra 1% do que Homero quis narrar em sua obra. Falta o principal que permeia toda a obra que é a ação dos deuses nos rumos da batalha. Contar a Guerra de Troia sem a interferência dos deuses empobrece tanto que chega a ser uma falta de respeito com trama original!

O livro tem uma certa dificuldade para ser lido por causa da sua estrutura narrativa ser em versos, mas nada que uma leitura atenta não suplante essa dificuldade e com certeza ler uma 2ª vez trará mais clareza ainda aos detalhes da história.

Para aproveitar mais a Ilíada é importante ter algum conhecimento prévio da dinâmica entre os deuses do Olimpo, a origem dos principais guerreiros e os acontecimentos que levaram ao estopim da guerra que foi no casamento de Peleu e Tétis com a famosa cena do Pomo da Discórdia. Na verdade, saber os motivos do casamento deixa ainda mais saborosa a leitura.

Portanto, a Ilída seria o ponto máximo de toda a mitologia grega, onde os vários acontecimentos ocorridos ao longo de anos de história culminaram na Guerra de Tróia.

Estudar a mitologia grega já seria de suma importância apenas para justificar o entendimento pleno da Ilíada, livro este que deveria ser obrigatório na formação de todo ser humano.

segunda-feira, janeiro 01, 2024

Livros Lidos em 2023


Finalizando 2023 onde tentei consolidar o hábito de leiturar que voltei a ter em 2022.

O ano de 2022, conforme escrevi à época, foi um renascimento onde consegui ler 63 livros, mantendo uma média de 34 páginas lidas por dia totalizando 12.484 páginas.

Em 2023 não consegui superar tal marca, mas mesmo assim foi um bom ano com 40 livros lidos, mantendo uma média de 29 páginas por dia, totalizando 10.644 páginas.


Comparando com 2022, consegui manter uma média melhor entre os meses, sendo que o mês que menos li (março) eu ainda consegui finalizar 539 páginas. Em 2022 teve mês que li apenas 234 páginas.

Entretanto, tive mais dias que fiquei sem ler, totalizando 104 dias sem ler uma única página. O que impactou na quantidade de livros que consegui ler.


Portanto, comparando esses dois anos, fica claro que a constância é realmente necessária e que qualquer distração ou atividade mais fácil nos afasta da leitura.

Cheguei a ter uma boa rotina de leitura no 2º semestre, mas não suficiente para tirar o atraso que tive no 1º semestre. 


Filmes e Séries Vistos em 2023


Em 2022 assisti 58 filmes e em 2023 foram 74. Abaixo a quantidade de filmes pelos anos de lançamento.


Novamente consegui ver alguns filmes bem antigos como o Metropolis (1927), ...E O Vento Levou (1939) e o Cidadão Kane (1941).

Foram 31 filmes no 1º semestre e 43 filmes no 2º semestre com um pico em outubro, totalizando 100 horas, pouca coisa a menos que ano passado que foram 115 horas.

  • Janeiro (7):  Deus e o Diabo na Terra do Sol, Beleza Oculta, A Bíblia, Cubo, Fenômeno, O Menu, Caça Implacável
  • Fevereiro (5): Willow: Na Terra da Magia, José, Shin Gojira, Gênesis, Silêncio
  • Março (8): Nicarágua: Liberdade Exilada, "Putin's Road to War", Invasão Bolchevique, À Prova de Morte, Extermínio 2, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, "Tesla", O Homem que viu o Infinito
  • Abril (6): A Queda, Interestelar, Amén. Francisco responde, Homem de Ferro, Paulo Apóstolo de Cristo, Jack Reacher: O Último Tiro
  • Maio (5): ...E o Vento Levou, Fúria Incontrolável, Metrópolis, Obrigado por Fumar, Ford vs Ferrari
  • Junho (0):
  • Julho (3): Anônimo, Tempo, O Pior Vizinho do Mundo
  • Agosto (4): Um Pequeno Favor, Nefarious, O Exorcista do Papa, O Ritual
  • Setembro (6): The Flash, O Aprendiz de Feiticeiro, Rastros de Ódio, A Felicidade Não se Compra, O Sacrifício do Cervo Sagrado, Identidade Paranormal
  • Outubro (14): O Operário, Hereditário, Megatubarão 2, Bumblebee, A História Sem Fim, A Outra História Americana, Cidadão Kane, Lolita, O Que é Isso, Companheiro?, Still: Ainda Sou Michael J. Fox, Fresh, Os Escolhidos, Rio Vermelho, Até o Último Homem
  • Novembro (7): Taxi Driver: Motorista de Táxi, Estrelas Além do Tempo, Os Fantasmas se Divertem, Finch, Tetris, Janela Indiscreta, A Mosca
  • Dezembro(9): O Colecionador de Ossos, Top Gun: Ases Indomáveis, Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya, O Lobo de Wall Street, A Baleia, Thriller 40, Star Wars: A Ascensão Skywalker, Dois Minutos Além do Infinito, A Morte do Demônio: A Ascensão
As séries que mais assisti no ano foram as seguintes. Como voltei a assinar a Apple TV+, voltei a assistir as 3 séries que assisti na época do lançamento do serviço. Consegui finalizar ER e The Big Bang Theory que há algum tempo eu dedicava.


Em 2023 eu assisti uma quantidade bem maior de episódios. Foram 402 episódios (em 2022 tinha sido 259) e a quantidade de horas aumentou também de 259 horas para 286 horas.

Com isso, aumentei o meu consumo de filmes e séries, saindo de 374 horas em 2022 para 386 horas em 2023.