terça-feira, maio 09, 2023

Segunda Leitura de 1984


Quatro anos depois de ter lido o clássico de George Orwell (1903-1950), termino pela 2ªvez a leitura do romance 1984.

Quando dizem que "Ler é Reler", ler pela 2ª vez um livro o entendimento da história é maior e a percepção das camadas de interpretação que o livro oferece fica mais perceptível.

O livro foi publicado em 1949, logo após a 2ª Guerra Mundial sendo um crítica direta ao Regime Stalinista. O que seria do mundo se houvesse apenas 3 potências globais polarizadas se guerreando infinitamente.

A descrição de como funciona a vida nessa nova sociedade é brilhante e bem realista. O romance examina o papel da verdade e dos fatos dentro das sociedades e as maneiras pelas quais eles podem ser manipulados.

A história foca no protagonista, Winston Smith, que é um diligente trabalhador de nível médio do Ministério da Verdade que secretamente odeia o Partido e sonha com uma rebelião. Smith mantém um diário proibido. Ele começa um relacionamento com uma colega, Julia, e eles descobrem sobre um grupo de resistência sombrio chamado Irmandade.

A maneira que a história vai se desenrolando prende o leitor até o final, imaginando se haverá saída para os protagonistas. E o final não poderia ter sido diferente do que o autor escreveu para cada um deles.

Nenhum comentário: