sábado, maio 27, 2023

O Sacramento da Confirmação (Crisma)


Hoje finalizo o caminho da iniciação cristã com a celebração do Sacramento da Confirmação!

Ao lado da minha familía e amigos com o meu irmão sendo o meu padrinho fui Crismado pelo Bispo Auxiliar de Brasília Dom Antônio Aparecido de Marcos Filho.

É uma grande graça para o Católico receber esse Sacramento como próprio Catecismo ensina, pois ele completa a graça batismal; ela é o sacramento que dá o Espírito Santo, para nos enraizar mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais solidamente em Cristo, tornar mais firme o laço que nos prende à Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada de obras.

No Antigo Testamento, os profetas anunciaram que o Espírito do Senhor repousaria sobre o Messias esperado, em vista da sua missão salvífica. A descida do Espírito Santo sobre Jesus, no momento do seu baptismo por João, foi o sinal de que era Ele o que havia de vir, de que era o Messias, o Filho de Deus. Concebido pelo poder do Espírito Santo, toda a sua vida e toda a sua missão se realizam numa comunhão total com o mesmo Espírito Santo, que o Pai Lhe dá sem medida.

Esta plenitude do Espírito não devia permanecer unicamente no Messias: devia ser comunicada a todo o povo messiânico. Repetidas vezes, Cristo prometeu esta efusão do Espírito promessa que cumpriu, primeiro no dia de Páscoa e depois, de modo mais esplêndido, no dia de Pentecostes. Cheios do Espírito Santo, os Apóstolos começaram a proclamar as maravilhas de Deus e Pedro declarou que esta efusão do Espírito era o sinal dos tempos messiânicos. Aqueles que então acreditaram na pregação apostólica, e se fizeram batizar, receberam, por seu turno, o dom do Espírito Santo.

Portanto, esse grande Sacramento nos prepara para sermos envangelizadores assim como os Apóstolos e os primeiros Cristãos.



Nenhum comentário: