sábado, maio 21, 2022

O Véu Negro do Ministro


Quarto e último conto que leio do Nathaniel Hawthorne.

A estrutura desse chega a ser quase uma parábola, pois ao final entendemos o recado que o personagem principal quis passar com a sua história.

O conto narra a vida de um pastor que começa a usar um véu negro e não o tira para nada. A comunidade que ele prega acha muito estranho essa situação e todos começam a imaginar qual o motivo dele ter começado a usar esse véu.

Ninguém possui coragem o suficiente para perguntá-lo diretamente qual o motivo dele ter começado a usar um véu. A única que tenta a persuadi-lo de não usar mais é a sua noiva, porém sem sucesso. O noivado acaba terminando por esse motivo e os anos passam e ele continua sempre usando o véu.

No final da sua vida no leito de morte, tentam convencê-lo a pelo menos tirar o véu no momento da morte, porém com as suas últimas forças ele proíbe que o façam e com a sua última energia ele dá o último sermão a todos os presentes: a comunidade ficou tão preocupada com o véu dele por tantos anos, que não perceberam que todos possuíam esse mesmo véu escondido em seus corações, que simboliza o pecado que todos nós possuímos e que tentamos negar para si próprios.

Nenhum comentário: