quinta-feira, maio 26, 2022

Armários para a Cozinha

Em setembro de 2021 contratamos um escritório de arquitetura para nos auxiliar a colocar no papel as mudanças que gostaríamos de fazer em nossa casa para os próximos anos. Seriam várias alterações pontuais que se fazia a necessidade de contratar um serviço especializado dessa vez e não fazer apenas da nossa cabeça

Em fevereiro as arquitetas entregaram o projeto finalizado dando início a uma nova fase da nossa casa que será deixá-la exatamente do jeito que gostaríamos alterando alguns cômodos e melhorando outros.

Decidimos começar pela cozinha por ser um dos ambientes mais utilizados em uma casa.

Contratamos um novo marceneiro (já que o antigo que nos atendia foi embora de Brasília) e hoje ele terminou de instalar os novos armários da cozinha. É tanto armário, que daria para atender confortavelmente uma família de 10 pessoas!

Fizemos o nosso cantinho da café e a torre quente com micro-ondas e forno elétrico embutidos.






quarta-feira, maio 25, 2022

A Vida Intelectual


Escrito por pelo filósofo e téologo francês Antonin-Gilbert Sertillanges (1863-1948) o livro é um tratado filosófico de como nós podemos encarar uma vida intelectual, ou seja, uma vida voltada aos estudos em busca da Verdade.

O autor intercala posições filosóficas de como devemos encarar uma vida de estudo, sempre nos entregando a Verdade divina e mirando em Deus em buscas das Verdades terrenas; com dicas práticas de como encarar uma vida de estudos.

O livro foi publicado em 1921 e já demonstra que a sociedade estava caindo de nível intelectual e que haveria a necessidade de um esforço para retomar o que os grandes pensadores e teólogos do passado fizeram. Esse esforço poderia ser tranquilamente conciliado com os afazeres profissionais de cada cidadão, entretanto haveria a necessidade de separar um tempo de nosso dia (duas horas diárias seriam suficientes) para a prática dos estudos na busca de um crescimento intelectual.

domingo, maio 22, 2022

Macbeth


Primeira vez que leio um livro do maior dramaturgo que já viveu, o inglês William Shakespeare.

Possivelmente um dos livros mais difíceis que já li por causa das construções frasais adotadas pelo autor.

A história é muito interessante com personagens bem construídos e com dramas bem reais, entretanto entender tudo que se está passando é um desafio e a leitura deve ser feita com bastante atenção.

Entretanto, fica uma sensação muito boa depois que você entende totalmente o que o autor quis dizer no parágrafo, pois muito se é dito com poucas palavras. A versão que li tem apenas 108 páginas e se fosse um autor "normal" escrevendo essa história, provavelmente ele precisaria de pelo menos mais umas 50 páginas para dizer tudo que Shakespeare disse em pouco mais de 100 páginas.

É possível entender porque o inglês é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos e dominar totalmente as suas obras elevaria o leitor há um patamar que creio que poucos chegam atualmente.

sábado, maio 21, 2022

O Véu Negro do Ministro


Quarto e último conto que leio do Nathaniel Hawthorne.

A estrutura desse chega a ser quase uma parábola, pois ao final entendemos o recado que o personagem principal quis passar com a sua história.

O conto narra a vida de um pastor que começa a usar um véu negro e não o tira para nada. A comunidade que ele prega acha muito estranho essa situação e todos começam a imaginar qual o motivo dele ter começado a usar esse véu.

Ninguém possui coragem o suficiente para perguntá-lo diretamente qual o motivo dele ter começado a usar um véu. A única que tenta a persuadi-lo de não usar mais é a sua noiva, porém sem sucesso. O noivado acaba terminando por esse motivo e os anos passam e ele continua sempre usando o véu.

No final da sua vida no leito de morte, tentam convencê-lo a pelo menos tirar o véu no momento da morte, porém com as suas últimas forças ele proíbe que o façam e com a sua última energia ele dá o último sermão a todos os presentes: a comunidade ficou tão preocupada com o véu dele por tantos anos, que não perceberam que todos possuíam esse mesmo véu escondido em seus corações, que simboliza o pecado que todos nós possuímos e que tentamos negar para si próprios.

sexta-feira, maio 20, 2022

A Filha de Rappaccini


Mais um conto do Nathaniel Hawthorne finalizado.

Nesse é narrado a história de um estudante que se encanta com a filha de um cientista que é dono de um jardim onde ele cultura plantas e flores para realizar experimentos.

Esse estudante consegue entrar em contato com moça, porém ela possui um terrível segredo e sem perceber ele acaba fazendo parte de um experimento do pai dela.

Mesmo que um outro professor, amigo antigo de seu pai, o aconselhe a ficar longe da moça, ele continua a visitar o jardim diariamente e acaba sendo envenenado pela moça, por possuir um hálito venenoso, fruto das experiências do pai.

Ao final a moça morre por causa de um antídoto que o rapaz oferece para ela, a fim de curar o seu envenenamento, entretanto ela morre, pois o veneno era a sua essência.

quarta-feira, maio 11, 2022

O Jovem Mestre Brown


Terminado o 2º conto do Nathaniel Hawthorne.

O Jovem Mestre Brown foi publicado em 1835 e nos conta a história de um jovem rapaz cristão que é convidado para um compromisso na floresta perto da sua cidade.

O jovem deixa em casa sua recém-esposa Faith e no caminho, ele encontra diversas outras pessoas da cidade que parece que estão indo para o mesmo evento. Essas pessoas são consideradas extremamente cristãs, como uma idosa o catequizara, o ministro da cidade e sua própria esposa. Ao final, descobrimos que ele está se dirigindo, relutantemente, a uma cerimônia pagã de conversão e ele se surpreende ao ver que as pessoas que ele conhece, que ele julgara tão corretas e cristãs, são completas fraudes.

No outro dia todo mundo continua tocando a sua vida normalmente, todos as pessoas de bem da cidade levando vidas falsas e demoníacas por trás.

terça-feira, maio 10, 2022

A Marca de Nascença


Mês passado eu li a obra-prima do escritor norte-americano Nathaniel Hawthorne (1804-1864). Como tenho 4 contos dele aqui em casa, resolvi lê-los agora.

O primeiro que li foi A Marca de Nascença, publicado em 1843.

O conto narra a história de um homem das ciências que casa com uma mulher belíssima, mas que possui uma marca de nascença em uma das bochechas.

Essa marca, para muitos, é mais um aspecto da sua beleza, porém para o seu marido é uma marca horrível que tira a perfeição da beleza da esposa. A esposa não suporta mais o olhar de asco do marido e pede para ele remover a marca.

O marido consegue remover a marca, porém a esposa morre no processo, pois a marca era ligada ao coração da mulher e era essa imperfeição que a prendia na terra.

A busca incessante pela perfeição (homem querendo ser Deus) acaba por destruir o próprio homem que não suporta a imperfeição da vida terrena.

segunda-feira, maio 09, 2022

Mestre Zacharius


Mais um conto do Julio Verne lido, que veio junto com o Um Drama no Ar.

Mestre Zacharius foi publicado em 1854 e narra a história de um famoso relojoeiro que mora em Genebra, onde os seus famosos relógios que param de funcionar do nada e começam a ser devolvidos para a sua loja.

Só que o relojoeiro começa a ficar louco e cada vez mais com suas energias fracas, pois ele não consegue de maneira alguma a consertar os relógios. Mesmo o seu aprendiz tentando auxiliá-lo e a sua filha tentando acalmá-lo, ele vai se deteriorando a cada dia que passa até que ele resolve sair em busca do último relógio que ainda não parou de funcionar.

O final é trágico e mostra o que a soberba e a vaidade fazem com a alma humana, a ponto de prejudicar a todos que estavam ao seu redor.

sábado, maio 07, 2022

Um Drama No Ar


Após terminar de ler A Volta ao Mundo em 80 Dias, engatei em um conto do mesmo autor.

No caso é o conto Um Drama no Ar, publicado originalmente em 1851, sendo uma de suas primeiras publicações.

A história é bem singela, narrando a história de um balonista que iniciará a subida do seu balão, quando de repente uma pessoa pula dentro do cesto e passa a fazer parte da viagem. A questão é que o cara é meio louco e conhece tudo sobre balonismo. Enquanto o louco vai narrando vários episódios e façanhas que os primeiros balonistas fizeram, o balão vai subindo cada vez mais a revelia do condutor do balão.

Vale a pena para conhecer o estilo narrativo do autor se desenvolvendo que mais tarde se consolidou em seus romances.

A Volta ao Mundo em 80 Dias


Posso dizer que, com mais de duas décadas de atraso, hoje eu conclui a leitura do clássico de literatura de aventura: A Volta do Mundo em 80 Dias.

Escrito pelo francês Júlio Verne (1828-1905) e publicado em 1873 o livro é extremamente prazeroso de ser lido contando a aventura de um inglês que resolve apostar com seus colegas que consegue dar a volta ao mundo nesse tempo.

A maneira que o autor descreve os cenários que o nosso viajante vai passando é sensacional, dando a impressão que nós também estamos juntos com ele e seus companheiros de viagem. A maneira que foi construído cada personagem, que são poucos, é formidável e cada um tem a sua importância para a história.

Falo que conclui a leitura com mais de duas décadas de atraso, porque esse livro me acompanha a anos. Na nossa fazenda tinha uma coleção de livros clássicos e antes do meu pai vender a fazenda eu peguei alguns deles e esse livro de Júlio Verne era um deles. Ele ficou anos e anos ali na estante, porém nunca o li. Precisou o Clube de Literatura Clássica que eu assinei no início do ano, me enviar por engano esse livro e daí não teve jeito, tive que lê-lo.

domingo, maio 01, 2022

Post Número 700!!


Batendo recorde de menor tempo que escrevi sem 100 postagens, eu chego a 700 postagens! O menor prazo tinha sido quando completei 200 posts que escrevi em 1 ano e 7 meses e agora levei um mês a menos para escrever a mesma quantidade.

Desde dezembro/2006, esses foram os tempos que levei para chegar em cada marca:
Para o 100º post levei 1 ano e 9 meses
Para o 200º post levei 1 ano e 7 meses
Para o 300º post levei 2 anos e 8 meses
Para o 400º post levei 3 anos e 3 meses
Para o 500º post levei 1 ano e 11 meses
Para o 600º post levei 2 anos e 8 meses
Para o 700º post levei 1 anos e 6 meses

As publicações foram de Novembro/2020 a Abril/2022 e ao longo desse período foram 713 sessões, sendo que o tráfego foi gerado 69% no Brasil; 23% nos EUA; 3% em Portugal e o restante em vários outros países. Em relação aos estados tive São Paulo com 29% dos usuários; Distrito Federal com 16% e Minas Gerais e Rio de Janeiro com 10% cada um.

O post mais visto foi da minha estante de jogos que postei lá em 2016!

Na época que escrevi o 600º post eu estimei que levaria um pouco mais de 3 anos. Errei feio!! Talvez eu levasse esse tempo mesmo ou só um pouquinho menos, a questão é que eu voltei a postar bastante desde dezembro/21. Desde lá foram 60 postagens em cinco meses!

Repetindo a estimativa, creio que para os próximos 100 posts devo levar em torno de 1 ano e meio para chegar à marca de 800 postagens!