domingo, março 07, 2021

Programação de Computadores: Iniciando uma nova Jornada


É difícil precisar o ano que tive o primeiro contato com computadores. Lembro que no 1º grau nós tivemos uma aula de programação envolvendo uma tartaruga que desenhava retas após escrever alguns comandos. Tentei pesquisar que programa teria sido esse e descobri que a minha escola estava tentando nos ensinar a linguagem de programação chamada Logo. Creio que esse 1º contato com a programação deve ter ocorrido entre 1991/1993.

Nessa época eu ainda não tinha computador em casa, mas em breve meu pai compraria meu 1º computador. Falo meu, pois lá em casa eu era o único que mexia no PC, ou seja, meus pais nem tocavam na máquina. Isso deve ter ocorrido entre 1993/1994, pois meu 1º PC ainda tinha o MS-DOS como sistema operacional rodando o Windows 3.10 por cima dele.

Então já se vão quase 30 anos que eu tive o 1º contato com PC e, como grande parte dos garotos da minha geração, se apaixonaram por essa máquina. Entretanto, tirando a iniciativa da minha escola no 1º grau, eu nunca adentrei em sua Programação. Sempre tive muita vontade de aprender e até pensei em fazer minha faculdade em algo ligado a TI. Entretanto, sempre fui deixando esse desejo de aprender a linguagem das máquinas para depois.

Creio que agora chegou o momento de tentar tirar esse atraso e finalmente me adentrar nesse mundo. O momento não poderia ser melhor, pois terminei o MBA no fim do ano passado e estava procurando um novo assunto para estudar.

Não tenho pressa para aprender, pois não dependo de aprender programação para continuar trabalhando. Posso ir aprendendo com calma e consolidando bem os fundamentos até para não desistir desse desafio que, pelos relatos que li, pode ser bem frustrante no início.

Para iniciar esse desafio me inscrevi em uma imersão de programação que a escola online Alura irá realizar na semana que vem, exatamente para pessoas que nunca programaram na vida.

Ansioso para começar esse novo desafio que eu espero que dure longos anos a partir de agora!!

Nenhum comentário: