sábado, junho 16, 2012

Indie Game: The Movie


Essa semana foi a estréia de um filme muito esperado pela comunidade gamer e nerd em geral. Trata-se do Indie Game, um filme que conta o mundo dos jogos independentes, de como são feitos, por quem e os motivos que levam as pessoas à embarcarem nessa aventura que é programar um jogo sem uma grande desenvolvedora por trás.

O filme foi financiado via KickStarter e para quem quiser assistir, basta acessar Indie Game: The Movie e baixar o filme por míseros US$9,99, inclusive com legenda em português!

Para a minha geração que cresceu nos anos 80 e 90, época que grandes videogames foram lançados é gratificante ver que existem pessoas que entendem que os jogos são mais do que mero entretenimento, podendo ser considerado uma forma de Arte, uma maneira do ser humano se expressar e se comunicar com o mundo.

No início da indústria dos jogos eletrônicos, lá na década de 70, os programadores tiveram que colocar praticamente suas almas nos jogos, pois tudo era muito arcaico e sem muitas expectativas por parte das grandes empresas de software e hardware. Com o crescimento dessa indústria, que se tornou bilionária (ultrapassando inclusive a cinematográfica), os jogos foram perdendo essa "alma" que existia no início e tudo se tornou mais um setor dominado por grandes empresas que só visam o lucro e que não gostam de dividir o seu quinhão já conquistado.

A revolução tecnológica que vivemos nesse início de séc XXI propiciou que pessoas normais pudessem fazer os seus próprios jogos e divulgar para o mundo via Internet. Além de serem reconhecidos na comunidade como um desenvolvedor de jogos eles puderam se expressar nessa forma de arte e verificar que muitas pessoas compartilham dos mesmos sentimentos.

Todos os jogadores, os atuais e os da "velha guarda", devem assistir esse filme que nos fará parar para pensar e entender o porquê dos jogos terem o poder (tal qual a música) de nos transportar para outro lugar para vivenciarmos diferentes prazeres!

Nenhum comentário: