sexta-feira, março 11, 2011

Dropbox: Excelente Solução de Arquivos em Nuvem

Dropbox

Não é mais novidade nenhuma a Computação em Nuvem, ou no original, Cloud Computing. Já existem milhares de opiniões na net sobre o assunto e dezenas de sites e empresas oferecendo esse tipo de serviço.

Já tem algum tempo que eu ando de olho nesse tipo de ferramenta, só que no passado eu não via muita utilidade para mim.

De alguns meses pra cá venho tentando ficar cada vez mais móvel e menos dependente do computador fixo. Principalmente por dois motivos: meu trabalho e meus estudos.

Cada vez mais as viagens estão se tornando constantes na minha empresa e pelas características do meu cargo, ter informações às mãos facilita muito o meu trabalho! Ainda tem a minha 2ª faculdade que estou fazendo e sempre ficava com uma parte dos arquivos de aula no computador da empresa, uma parte no netbook e outra no meu computador de mesa em casa, ou seja, uma bagunça total!!!

Depois que comprei o iPhone e iPad venho conseguindo aos poucos depender menos do meu computador de mesa e uma coisa que eu sempre quis também: abolir o papel da minha vida!!! Quando eu falo em abolir, é não utilizar para nada mesmo, nem para anotar um recado. O intuito é no futuro utilizar uma caneta apenas para assinar um cheque ou um contrato…rsrs

Das várias rotinas que estou mudando para tornar a computação uma aliada do meu trabalho e do meu estudo, seria mudar a forma que gerencio meus arquivos. Andar com um pen drive pra cima e pra baixo é legal, mas em várias situações ele já me deixou na mão por simplesmente não funcionar ou pior, por não ter lembrado de colocar aquele arquivo importantíssimo nele.

Se eu conseguisse armazernar tudo em um único local e me preocupasse de salvar sempre ali e em qualquer lugar que eu tivesse e com qualquer um dos meus dispositivos eu conseguisse acessar esses arquivos seria uma maravilha!!!

Foi aí que conheci essa ferramenta sensacional que comecei a utilizar desde ontem que é o Dropbox!
Ele faz exatamente isso que eu descrevi acima: mantém os seus arquivos num disco virtual online e sincroniza automaticamente com todos os seus dispositivos\computadores que estiver cadastrado em sua conta. Precisei alterar um arquivo no meu computador de mesa, automaticamente ele estará atualizado nos meus demais equipamentos.

Com 2GB de espaço gratuito, com certeza é uma ferramente essencial para quem precisa de mobilidade e ter a versão mais recente dos seus arquivos em todos os lugares.

Nenhum comentário: