domingo, fevereiro 15, 2009

Curso de Direto Constitucional Contemporâneo

Terminei de ler um excelente livro sobre Direito Constitucional que comprei nas férias da faculdade.

O livro em questão é o Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: Os Conceitos Fundamentais e a Construção do Novo Modelo; do famoso constitucionalista Luís Roberto Barroso.

Já tinha começado a ler alguns livros de Direito Constitucional no semestre passado quando tive a matéria Teoria Constitucional, tais como do José Afonso da Silva e do Alexandre de Moraes. Os livros desses autores são muito bons, porém muito densos para uma aluno que estava tendo os primeiros conceitos de Direito Constitucional e que ainda por cima dispõe de pouquíssimo tempo para a leitura.

O que mais me chamou a atenção nesse livro foi a maneira como o autor abordou a matéria. Ao contrário da maioria dos autores que ficam abordando vários e vários princípios e conceitos, o professor Barroso fez uma espécie de narrativa crítica dos fatos abordando desde o início do Constitucionalismo até os dias atuais com o chamado "Pós-Positivismo".

Ao longo da narrativa os conceitos mais importantes vão sendo encaixados ao mesmo tempo que importantes indagações vão sendo feitas, sempre aliados com uma vastíssima revisão bibliográfica que o autor realizou.

Obviamente que o livro não trata sobre todos os aspectos do Direito Constitucional e nem pretende. Como o próprio subtítulo do livro demonstra, o que está sendo procurado é ensinar os conceitos fundamentais e como está acontecendo a construção de um novo modelo. Levando em conta esses dois objetivos, o livro se sai primoroso!

Nenhum comentário: