terça-feira, outubro 09, 2007

2ª etapa da vacinação contra Febre Aftosa

Começou esse mês a 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa em todo o rebanho bovino. Apenas o Estado de Santa Catarina está livre desse vacinação pois é considerada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de aftosa sem vacinação. A 1ª etapa foi realizada nos meses de março e maio.

Esse controle é muito importante para o País, pois a febre aftosa é a principal doença que ainda aflige o rebanho brasileiro.

A carne infectada não é prejudicial para o consumo humano, trazendo problemas apenas para o animal infectado. Eessa doença viral acaba trazendo muitos problema fisiológicos para o animal e o mesmo deixa de andar, de comer e com isso emagrece rapidamente, podendo até morrer.

Mesmo não sendo prejudicial para o ser humano, as barreiras fitossanitárias que os países desenvolvidos fazem para a carne contaminada com febre aftosa, são muito rígidas que acabam fechando tais mercados para a nossa carne, o que ocorreu recentemente na história do nosso País.

Por isso o Governo e os nossos pecuaristas devem ser esforçar muito para livrar essa doença do nosso País, para que nossa egemonia no mercado internacional de carne não fique prejudicada. Um mercado que, apenas esse ano, já arrecadou mais de US$ 10 bilhões em exportação para cerca de 140 países.

Portanto, mãos a obra!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.