quinta-feira, fevereiro 15, 2007

The Dark Side Of The Moon: a obra prima!!!


Já que o show do Roger Waters está chegando, nada mais justo que falar um pouco sobre um dos melhores álbuns já lançados na história: The Dark Side Of The Moon.

O que falar de um álbum que ficou 15 anos no Billboard 200, sendo considerado o 3º álbum mais vendido de todos os tempos no mundo inteiro, com mais de 40 milhões de cópias vendidas ao redor do planeta e ainda são vendidas de 8 mil a 9 mil cópias toda semana no mundo!!!!!

Lançado em 24 de março de 1973, o 8º disco de estúdio do Pink Floyd, elevou a banda a um patamar que eles estavam procurando desde a saída do fundador e principal compositor da banda: Syd Barrett (que tinha saído da banda por problemas relacionados ao uso constante de drogas que o acabaram deixando louco!!).

Eu particularmente (e muitos outros com certeza...) não considero um disco com 9 canções, e sim uma grande viagem musical formando uma única canção de 42:52s, com todas as partes se relacionando entre si.

Para alguém que ainda não sabe, as músicas que compõem esse álbum são:
1- Speak To Me/Breathe
2- On The Run
3- Time
4- The Great Gig In The Sky
5- Money
6- Us And Them
7- Any Colour You Like
8- Brain Damage
9- Eclipse

Creio eu que não adiantaria eu ficar aqui destilando parágrafos e parágrafos falando de música por música. Como eu já disse, considero esse álbum como apenas uma única e perfeita canção...

Só gostaria de expor alguns momentos que para mim são singulares:
- O início de Breathe com David Gilmour cantando “Breathe, breathe in the air.Don't be afraid to care...” é de uma sutileza que realmente acreditamos que ele não tem medo de se preocupar com o que está por vir...
- Time é inigualável!!! Tanto na música quanto na letra, que considero a melhor já escrita pelo Roger Waters em toda sua carreira!!!
- O solo vocal de The Great Gig In The Sky é uma porrada nos nossos ouvidos
- Como não sair cantarolando a linha de baixo de Money após escutá-la!!!!
- Os primeiros acordes no piano de Rick Wright em Us And Them juntamente com a 1ª estrofe cantada novamente pelo David Gilmour nos causam um sentimento de tranqüilidade que eu nunca escutei em todo o rock!! E o refrão então que explode depois de toda a calmaria que é a música!!

Recomendo que essa obra prima seja escutada com fones de ouvido e com ninguém para incomodá-lo!! Esse álbum é tão cheio de nuances que até hoje eu descubro coisas nele que nunca tinha percebido!!!!

E como disse Roger Waters em Time: “You fritter and waste the hours in an offhand way. Kicking around on a piece of ground in your home town. Waiting for someone or something to show you the way…” (Você desperdiça e perde as horas de uma maneira descontrolada. Perambulando num pedaço de terra na sua cidade natal. Esperando alguém ou algo que venha mostrar-lhe o caminho...).

Portanto deixe o The Dark Side Of The Moon te mostrar o caminho!!!!!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Show do Roger Waters: Aí vou eu!!!!!!!!!

Agora sim posso falar com tranqüilidade: vou ao show mais esperado do ano: ROGER WATERS!!!!!!!
Mas que foi um sufoco isso foi!!!!

Já estava com tudo esquematizado para o show em São Paulo em 24 de março: já tinha arranjado um grupo de amigos para ir, tinha conseguido um lugar bacana para ficar sem pagar nada, as passagens aéreas já estavam compradas e até dispensa do trabalho no dia anterior ao show eu tinha conseguido!!! Só faltavam os ingressos que iam começar a ser vendidos hoje dia 14!

Na maior inocência, estava pensando em comprar os ingressos no final de semana. Fui dar uma olhadinha no site da Ticketmaster, que é onde iria vender os ingressos, e qual a minha surpresa: QUASE TUDO ESGOTADO JÁ!!!!!!!! Quem era cliente CityBank tinha preferência na compra dos ingressos e hoje quando abriu para o público em geral comprar, já estava quase tudo esgotado!!

Corri na FNAC, que também estava vendendo os ingressos, e me deparei com uma fila de umas 15 pessoas que, pasmem, demorou 1 hora e 40 minutos para eu ser atendido!!!

Já desanimado, tendo que me contentar com as arquibancadas, solicito para a atendente 4 meia-entradas para a arquibancada. A atendente soltou um sorrisinho e me mostrou 4 ingressos meia-entrada para o gramado e perguntou se eu não queria esses lugares? Fiquei em choque na hora e ela falando que eu teria que levar exatamente os 4 ingressos e teriam que ser meia-entrada, porque ela já tinha faturado esses ingressos como meia-entrada e teria que levar o pacote inteiro!!! PEGUEI DA MÃO DELA NA HORA!!!!!!!

Com os ingressos em mão, só tive que esperar meu irmão chegar com a carteirinha dele e do meu amigo para poder apresentar para a atendente, para ai sim, eu poder levar os ingressos para casa!!!!!!

Agora é só a ansiedade de chegar logo o dia para poder escutar na íntegra um dos melhores discos de todos os tempos: DARK SIDE OF THE MOON!!!!!!

E para vocês que também vão ao show: “I'll see you on the Dark Side of The Mooooon…”!!!!!!!

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Crise na Agricultura??? Sim!! (mas nem tudo está perdido...)

Chegou o mês de fevereiro e já passamos mais da metade da Safra Agrícola 2006/2007 (que compreende de 1º de julho de 2006 a 30 de junho de 2007) e as expectativas para um bom ano agrícola começam a se concretizar.

Safra passada (2005/2006) o Brasil passou por uma das piores crises agrícolas que o setor já enfrentou desde a estabilização da economia. Problemas de preços baixos no mercado nacional e internacional; custos de produção cada vez mais elevados; aumento do preço do petróleo com conseqüência direta no setor de fertilizantes; logística de escoamento estrangulada e, além disso, o clima não ajudou o nosso produtor, trazendo chuvas além do esperado para alagar várias regiões do País e secas severas acabando com muitas lavouras. Isso tudo fez com que produtores de todo o País não conseguissem honrar os seus compromissos com os bancos e empresas privadas que são os financiadores de suas atividades.

Como toda crise agrícola, nós tivemos que assistir um patético “Pacote de Ajuda” que o Governo Federal divulgou para ajudar o setor que estava novamente sendo vítima dos mesmos problemas que sempre assolaram o Meio Rural.

O pacote além de ter tido demora em sua publicação, gerando desconforto em todos os setores do Agronegócio; foi publicado com vários erros que ao longo do ano de 2006 foram sendo corrigidos, na medida do possível, pelo Governo (mais demora Senhores Governantes...).

Medidas paliativas como essas que o Governo insiste em adotar, trazem sérios problemas para os agricultores, pois os mesmos cada vez mais vêm perdendo capacidade de adquirir novos financiamentos, seja por estarem altamente endividados ou por não possuírem mais ativos para oferecerem em garantia.

Mesmo com todos esses problemas, o setor sempre acreditou em si mesmo e essa safra é mais uma prova de que os agricultores desse País são dignos de parabéns, pois além deles estarem pegando mais crédito do que foi emprestado na safra passada, um levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) constatou que nessa safra quebraremos recorde na produção de grãos!!!

Isso mesmo!!! Para essa safra a produção brasileira de grãos será de 126,5 milhões de toneladas, um crescimento de 2,7% sobre a safra 2002/2003, tido até então como a maior safra colhida no País. E se compararmos com a safra anterior, o crescimento foi de 4,7%! E isso tudo com uma área cultivada de 45,5 milhões de ha, com redução de 3,8% em comparação com o ciclo passado.

Devemos a isso mais às boas condições climáticas que vê favorecendo o plantio de várias culturas e a coragem dos agricultores, do que o plano de renegociação das dívidas, que o Governo adora alarmar na imprensa.

Espero que na contabilização final dessa safra, o Governo olhe com mais atenção para o que é e sempre foi considerada a principal força propulsora de nossa ECONOMIA e que ele faça o seu papel de Estado na reformulação de políticas importantes que o setor há tempos vem reivindicando.