Há anos que ouço falar bem desse livro, mas resisti bastante a lê-lo. Até que resolvi dar uma chance e realmente o livro é tudo isso mesmo que falam dele.
Escrito pelo norte americado Stephen Covey (1932-2012) o livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (1989) aborda ideias sobre como estimular e nutrir a mudança pessoal. O livro também explora o conceito de eficácia na obtenção de resultados, a necessidade de foco na ética do caráter em vez da ética da personalidade na seleção de sistemas de valores. Conforme o nome, seu livro é apresentado por meio de sete hábitos que ele identificou como propícios ao crescimento pessoal.
Os hábitos são:
- Seja proativo: Assuma o controle da sua vida. Pessoas proativas concentram-se no "círculo de influência" (aquilo que podem controlar) em vez do "círculo de preocupação" (o que está fora do alcance). A responsabilidade por suas escolhas é sua.
- Comece com o objetivo em mente: Visualize claramente seus objetivos e alinhe suas ações ao que realmente importa. Crie um "princípio norteador" pessoal, como uma declaração de missão, para guiar decisões e atitudes.
- Faça primeiro o mais importante: Priorize tarefas importantes, evitando que o urgente tome o controle. Use a Matriz de Gestão do Tempo para focar no que é importante e não urgente (planejamento, aprendizado, relacionamentos).
- Pense ganha-ganha: Adote uma mentalidade de abundância nas relações, buscando benefícios mútuos. Relacionamentos eficazes baseiam-se em confiança, respeito e soluções colaborativas.
- Procure primeiro compreender, depois ser compreendido: A comunicação eficaz começa com empatia. Escute genuinamente para entender o ponto de vista do outro antes de expressar sua própria perspectiva.
- Crie sinergia: Valorize a diversidade e a colaboração para criar resultados melhores do que qualquer pessoa poderia alcançar sozinha. A sinergia surge quando as diferenças são aproveitadas como forças.
- Afine o instrumento:Invista no autocuidado físico, mental, emocional e espiritual. Este hábito é sobre renovação contínua para manter sua eficácia a longo prazo.
Covey organiza os hábitos em três áreas:
- Vitória Pessoal: Hábitos 1, 2 e 3 (crescimento interno).
- Vitória Pública: Hábitos 4, 5 e 6 (relacionamentos).
- Renovação Contínua: Hábito 7 (equilíbrio e manutenção).
A obra combina práticas práticas com uma filosofia orientada por princípios, promovendo equilíbrio e realização duradoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário