segunda-feira, agosto 19, 2024

O Desconcerto do Mundo


Mais um livro lido do genial Gustavo Corção (1896-1978) e dessa vez trata-se de um conjunto de três ensaios que tratam da mesma temática.

No 1º, que dá à obra o título colhido na Lírica de Camões, o autor procura desvendar em que consiste o “desconcerto” de que tanto se queixa o poeta, e tenta fazer um paralelo entre a experiência poética e a mística, valendo-se principalmente da poesia de Camões.

No 2º ensaio vêm diversos estudos de alguns aspectos das obras de Machado de Assis e Eça de Queirós, merecendo especial atenção a interpretação dada para o pessimismo e ceticismo de Machado.

No 3º, são os pintores que comparecem com seus problemas; o autor apresenta a sucessão de escolas, correntes, buscas, tentativas, como uma sucessão de manifestações que se completam e como uma Exposição Universal que se prepara para o dia do Juízo Final.

Debaixo da diversidade de assuntos nós encontramos a unidade do problema central, que é a pungente interrogação que todos os artistas de todos os tempos põem em suas obras, cada um com seus recursos, resumido na sentença: “De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?”.

Nenhum comentário: