sábado, julho 13, 2024

Empatia Assertiva


Livro de liderança escrito por uma ex-executiva da Apple e do Google, Kim Scott, Empatia Assertiva define o termo franqueza radical como feedback que incorpora elogios e críticas. Ao contrário da transparência radical ou da honestidade radical, a autora diz que o princípio de gestão da franqueza radical envolve “cuidar pessoalmente enquanto desafia diretamente”. O livro foi publicado pela primeira vez em 2017.

Para explicar o conceito de franqueza radical, Scott apresenta o que ela chama de bússola para conversas francas e define os quatro comportamentos seguintes nos quais os gestores se incorrem ao dar feedback.

Agressividade Ofensiva, também chamada de honestidade brutal ou facada frontal, é o que acontece quando os gerentes desafiam os funcionários diretamente, mas não demonstram que se importam com os indivíduos pessoalmente. Inclui elogios insinceros e críticas pouco gentis.

Insinceridade Manipuladora, também conhecida como traição ou comportamento passivo-agressivo, é o que acontece quando os gerentes não se importam pessoalmente nem desafiam diretamente. Seus elogios são insinceros na cara de uma pessoa e suas críticas são duras pelas costas de uma pessoa.

Empatia Nociva ruinosa é quando os gerentes se importam com os indivíduos pessoalmente, mas falham em desafiar os funcionários diretamente. Inclui elogios que não são específicos e críticas que são açucaradas e pouco claras.

Empatia Assertiva radical é o que acontece quando os gestores demonstram que se importam pessoalmente com os funcionários, ao mesmo tempo que os desafiam diretamente com um feedback claro e gentil, que não é agressivo ou insincero.

Para fornecer exemplos de cada tipo de comportamento, o livro apresenta histórias da época em que Scott trabalhava e liderava equipes no Vale do Silício. Esse é um dos problemas do livro para nós brasileiros, pois são exemplos um pouco fora da realidade das nossas empresas e principalmente do setor em que trabalho.

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