domingo, fevereiro 18, 2024

Emburrecimento Programado


Escrito pelo professor norte-americado John Taylor Gatto (1935-2018), o livro Emburrecimento Programado (1992) é uma coleção de ensaios onde o professor propõe que uma mudança radical é necessária no sistema educacional americano para reverter a socialização negativa que as crianças recebem.

Gatto afirma que a escola confunde os alunos, apresentando um conjunto incoerente de informações que a criança precisa memorizar para permanecer na escola. Tirando os testes e ensaios, esta programação é semelhante à televisão; ocupa quase todo o tempo livre das crianças. Alguém vê e ouve algo, apenas para esquecê-lo novamente. Ensina-os a aceitar sua afiliação de classe . Isso os torna indiferentes. Isso os torna emocionalmente dependentes. Isso os torna intelectualmente dependentes. Ensina-lhes uma espécie de autoconfiança que requer confirmação constante por especialistas (autoestima provisória). Deixa claro para eles que não podem se esconder, pois estão sempre supervisionados.

Ele também traça um contraste entre comunidades e “redes”, sendo as primeiras saudáveis, e as escolas sendo exemplos das últimas. Ele diz que as redes se tornaram um substituto prejudicial à comunidade nos Estados Unidos.

O livro inspira as pessoas a não defenderam que o estado fortaleça mais as escolas e sim que voltemos a tomar conta da edução de nossas crianças, pois a escola não foi foi feita para educar e sim para "escolarizar" o que é muito diferente do objetivo inicial da educação.

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