terça-feira, janeiro 19, 2021

Novo Computador: voltando pra Intel


Há exatos 5 anos atrás eu comprava um novo computador. Estava saindo do mundo Mac e voltava para o mundo Windows.

Na oportunidade eu optei por um processador da AMD, principalmente pelo custo menor, além de ter comprado um computador já montado por uma loja. Foi a escolha mais confortável na época, pois havia anos que eu não acompanhava o mercado de peças de PC e não queria perder tempo estudando as possibilidades de placas e peças disponíveis no mercado.

Com a pandemia que atravessamos o ano de 2020 (continuando ainda em 2021), minha empresa nos enviou para o trabalho em casa e passei a utilizar cada vez mais meu computador pessoal para trabalhar. Além disso, o WOW que venho jogando nas últimas semanas me fizeram ver que meu PC já estava no limite do que ele podia me oferecer de agilidade e performance.

Com isso, decidi que estava na hora de trocar a máquina e com a ajuda de alguns colegas que jogam WOW comigo, consegui escolher uma excelente máquina que irá me acompanhar durante muitos e muitos anos. Dessa vez estudei bastante cada um dos componentes e comprei cada peça para eu mesmo montar a nova máquina.

Interessante que quando comprei o meu atual PC em janeiro/2016, o processador já tinha 3 anos e 3 meses de mercado e a placa de vídeo já tinha 1 ano de mercado. Dessa vez eu comprei o que tem de melhor hoje em dia, sendo que o processador que escolhi foi lançado no 2º trimestre de 2020 e a placa de vídeo foi lançada em outubro/2020.

  • Processador: Intel Core i7-10700k, clock 3.8GHz
  • Placa-mãe: Asus TUF Gaming Z490-Plus (Wi-Fi)
  • Memória RAM: 16 GB HyperX Fury RGB, 3000MHz, DDR4
  • Placa de Vídeo: Asus GeForce RTX 3070 OC 8GB
  • HD: SSD XPG SX8100 512GB, M.2
  • Fonte: Gigabyte GP-P750GM, 750W, 80 Plus Gold
  • Cooler: WaterCooler Corsair Hydro Series High Performance H45
Da máquina antiga aproveitei apenas o HD Seagate Barracuda ST2000DM001 de 2TB que tinha comprado no fim de 2016 que servirá para armazenar os arquivos.

O sistema operacional e alguns jogos específicos ficarão instalados no SSD para aproveitar ao máximo a agilidade de todos os componentes.

Pelas minhas contas, uma máquina dessa será suficiente para a próxima década com bastante tranquilidade, pois estamos muito longe de termos jogos e programas que "engasgarão" com essa configuração!

Nenhum comentário: