Novamente, após mais de um ano sem ler, vamos tentar criar o hábito da leitura. Já que é para voltar a ler, melhor começar com uma ficção, gênero este que aprecio muito.
Passeando pela loja da Amazon, me deparei com um livro do Isaac Asimov que não seria o clássico Eu, Robô. Nunca tinha ouvido falar da Trilogia Fundação, essa sim seria considerada sua obra-prima.
A história foi publicada na forma de contos entre 1942 e 1944. As histórias foram reunidas com mais um conto inédito e foi publicada na forma de livro em 1951.
A história é claramente inspirada na queda do império romano, porém se passando em um império que está em ruínas que governa toda a Via Láctea.
Os cinco capítulos do livro (que são os 4 contos publicados na década de 40 mais o conto feito para a publicação do livro) narra a história de um grupo de cientistas que criam essa "Fundação" que será o ponto de partida para um novo império quando o atual acabar. Cada capítulo se passa uma época diferente com grandes saltos de tempos com novos personagens protagonizando a história.
Achei interessante essa maneira de escrever, pois o personagem principal é a própria Fundação e não as pessoas que passam pela história. Essa escolha da um ritmo diferente para a história, algo que não tinha visto em nenhum outro livro.
É um pouco confuso de entender algumas partes, pois o autor escreveu de forma sucinta muitas informações. Portanto, em um simples parágrafo várias informações são dadas e termos que estar bem concentrados na leitura para não perder o fio da trama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário