quarta-feira, maio 01, 2019

Admirável Mundo Novo


Continuando minha saga em ler alguns livros clássicos, agora foi a vez de outra distopia (em fevereiro terminei o 1984).

Admirável Mundo Novo foi escrito pelo britânico Aldous Huxley e publicado em 1932, ou seja, uma época que muito do que foi descrito no livro não passava nem na imaginação das pessoas.

O início do livro foi o que eu achei de mais fantástico com a descrição de como a sociedade funciona e como são feitos os seres humanos nesse estágio que chegou a humanidade. A riqueza de detalhes me surpreendeu e fico imaginando na época a estranheza que deve ter causado.

A história é no máximo interessante. Um típico drama com o protagonista que não se encaixa na sociedade e o final não foi muito do meu agrado.

Mas o que mais importa no livro é a descrição da sociedade e o que levou a chegarmos nessa situação. No final do livro a explicação dos motivos que levaram a sociedade a se moldar dessa maneira é incrível e tão verossímil que até assusta!

Não à toa que esse livro é um dos clássicos dos cenários distópicos que já foram criados. A sua leitura é imprescindível até para não caminharmos nessa direção.

Nenhum comentário: