sexta-feira, setembro 07, 2012

To The Moon: mais do que um jogo, um ode à vida!


Nós sabemos quando experimentamos algo especial pelo sentimento imediato que essa coisa nos traz.

Aí está a beleza da arte. A música, a literatura, o teatro, a pintura, o cinema; são apenas alguns exemplos de criações humanas que nos despertam uma gama de sentimentos, sendo os mais belos (na minha opinião) a felicidade e a tristeza!

Um é o oposto do outro, porém eles se completam na mesma intensidade. Um não vive sem o outro.

Agora quando um jogo é capaz de nos fazer isso, de nos fazer sorrir e de nos fazer derramar lágrimas é porque não estamos diante de algo simples e sim de algo especial que apenas a criatividade e a sensibilidade humana é capaz de nos fornecer.

Escutando um podcast excelente que descobri dias atrás (Dash do Jogabilida.de) eles dedicaram o programa inteiro a um jogo indie chamado To The Moon. Ao iniciar os comentários do jogo eles pediram com veemência que não escutássemos o cast antes de jogá-lo, pois perderíamos uma experiência maravilhosa se soubéssemos a história desse jogo antes de experimentá-lo.

Pois bem, decidi comprar o jogo (apenas US$10) e comecei a jogar esse Adventure no melhor estilo click and point.

A premissa é bem simples: um homem que está à beira da morte contrata uma agência especializada que trabalha manipulando a mente da pessoa para realizar o seu último desejo e a fazer crer que aquele desejo realmente aconteceu. O último desejo do homem é o título do jogo: ir para a Lua.


A mecânica do jogo é bem simples, porém o que pega aqui é a narrativa. A história é digna de um bestseller que se encontra nas livrarias. É algo tão profundo que explora vários sentimentos e nos dá uma sensação de apreensão, alegria e tristeza ao mesmo tempo.

O que contribuiu para a história é a fantástica trilha sonora que inclusive tiver que comprar também ao final do jogo. A trilha sonora combina muito bem com todas as cenas do jogo. Mérito do criador do jogo que também é o compositor das músicas.

O jogo em vários momentos me fez ir às lágrimas de uma maneira que poucas formas de arte me fez ir até hoje.

Obrigado Freebird Games por nos trazer um jogo tão belo!

Faça um favor a si mesmo e compre esse jogo. Custa mais barato que um livro e tenho a certeza absoluta que irá te emocionar mais que qualquer coisa que você tenha lido nesses últimos tempos...

Nenhum comentário: