domingo, agosto 26, 2012

Podcast: Consumo de Informações Personalizado

Podcast!! O assunto não é novo, sendo que essa forma de comunicação já existe há pelo menos 7 ou 8 anos. Porém, só agora em pleno 2012 é que fui pego pela magia de consumir Podcast!

Quando comprei meu 2º iPod eu tentei assinar alguns podcasts, todos eles de notícias, porém não me adaptei ao formato. Sincronizava com o iPod as notícias, porém não escutava os episódios. Creio que o problema na época era que eu enxergava meu iPod apenas como uma forma prática de consumir música e as notícias eu preferiria ler na internet do que ficar escutando alguém falando pra mim.

Larguei de mão e nunca mais sincronizei nada, porém as minhas assinaturas desses canais de notícias ficaram lá no iTunes quase como uma coisa velha que você guarda num armário e não usa nunca mais, porém não joga fora também.

Os anos passaram e num dia daqueles bem tediosos que parece que tudo na Internet é chato e você já experimentou tudo, eu vejo aquelas assinaturas lá no iTunes e ao mesmo tempo percebo que o app de música do iPhone tinha uma parte dedicada para armazenar os arquivos de podcasts.

Decidi naquele momento a dar mais uma chance e ver se realmente esse negócio de podcast valeria a pena.

Dei uma pesquisada na própria loja do iTunes e alguma coisa na Internet e decidi assinar alguns canais. Só que dessa vez tinha feito uma escolha mais acertada: ao invés de assinar canal de notícia, escolhi canais de "variedades" ou, na melhor das explicações, canais de "assuntos de nerd".

Escolhi um tal de Jovem Nerd, que eu já conhecia de nome, e que me parecia ser bem famoso, pois ele estava no 1º lugar da lista de mais baixados da iTunes Store e estava na capítulo 315. Como são episódios semanais, deu pra ver que o negócio vinha de longe e eu que estava chegando atrasado!! Escolhi um também que estava na lista de mais baixados, de tecnologia, o iTech Hoje.

Comecei pelo iTech Hoje e depois fui saborear o Jovem Nerd. Digo saborear, pois a sensação não podia ter sido melhor!!! O que mais me vinha na cabeça era "como eu fiquei tanto tempo sem escutar isso"! Tudo que eu queria escutar eles falavam e com uma profundidade e traquejo que não tinha paralelo nas mídias tradicionais como o rádio, Tv ou jornal.

Com o passar das semanas fui intensificando a minha experiência e fui adicionando mais e mais feeds e viciando cada vez mais: Hora do Mac, Gizmodo Brasil, MacMagazine, Radiofobia, RapaduraCast, Terra Zero, Matando Robôs Gigantes, Cidade Gamer e o 99Vidas, que se tornou o meu favorito. Além disso coloquei dois mais "sérios", um da coluna da Miriam Leitão na CBN e um de Gestão e Carreira com Luciano Steyer.


O 99Vidas é um caso à parte. Escutá-lo foi mais do que um prazer; ele me fez retornar uma antiga paixão minha que merecerá até um post dedicado no futuro.

Gostei tanto dessa forma de mídia que até música eu diminui o consumo. Como o meu carro tem sistema de Bluetooth, eu escuto o áudio diretamente nos alto-falantes como eu estivesse escutando realmente um canal de rádio.

A sensação está sendo tão boa que nesses últimos dois meses que tenho me dedicado aos Podcasts eu já fiquei aqui em casa sentado sem fazer nada apenas escutando os episódios. A minha geração (nasci em 1981) não foi acostumada a escutar rádio e a Tv que foi a grande difusora de informações para nós até a chegada da Internet. Só que com os Podcasts, creio que estou experimentando algo que meus pais fizeram em sua infância que é parar em casa para escutar o rádio para buscar notícias, entretenimento e informações.

A beleza do Podcast está nesse paradigma do Séc. XXI em poder escolher as informações que queremos escutar sem ter alguém que diz o que é melhor para mim e que no passado teve que nivelar todo mundo e fornecer algo que seria mais "universal". Agora eu escolho exatamente o que quero escutar e com isso consigo mais informações dos meus assuntos preferidos e não preciso gastar meu tempo com coisas que seriam inúteis para mim.

Nenhum comentário: