quarta-feira, dezembro 31, 2008

Saldo Fim de Mês da Coleção de CDs

Último dia do ano e vamos para o fechamento da coleção.

Total de CDs: 931

Sendo:

Internacional: 595
Nacional: 180
Clássica: 116
Jazz: 20
Bossa Nova: 20


Esse mês foram apenas os dois últimos álbuns da coleção de Bossa Nova da Folha de São Paulo.


Em novembro do ano passado comecei a fazer esse controle e agora posso fazer um levantamento de como foram as compras no ano de 2008.

Posso dizer que esse ano foi o que eu menos comprei CDs, adquirindo somente 54 álbuns ao longo do ano. Só a título de comparação, apenas no mês de dezembro do ano passado eu tinha comprado 38 CDs!!!

As compras nesse ano foram as seguintes:

Total das compras do ano: 54

Sendo:

Internacional: 17
Nacional: 6
Clássica: 6
Jazz: 5
Bossa Nova: 20


Se não fosse as coleções que a Folha de São Paulo lançou no ano passado (Jazz), cujo últimos números foram lançados esse ano e a desse ano (Bossa Nova) teriam sido apenas 29 CDs nesse ano. Realmente um ano bem fraco de aquisições...

Esse ano quero cumprir minha meta de chegar aos 1.000 CDs! Só faltam 69 para isso. É questão de honra agora!!!

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Bossa Nova: Joyce

Comprei no início do mês o penúltimo álbum da Coleção Bossa Nova da Folha de São Paulo, mas apenas hoje é que fui escutar o disquinho.

Já tinha me encantando com a voz de Miúcha e agora foi a vez da linda voz de Joyce me encantar novamente. Além do belo tom de voz, essa mulher tem uma batida no violão que encaixa perfeitamente nas letras das canções. Perfeita sincronia!!

Só falta escutar o último CD da coleção, mas já posso concluir que foram as mulheres que mais me surpreenderam e agradaram nesse gênero genuinamente brasileiro.

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Prisão Civil por Dívida: Pacto de São José da Costa Rica

Logo no 1º semestre de Direito, na matéria de IED I, tivemos algumas discussões sobre o Pacto de São José da Costa Rica e de como a Emenda Constitucional nº 45/04 elevou os tratados internacionais de direitos humanos a nível constitucional se os mesmos forem aprovados em dois turno em cada casa do Congresso Nacional por 3/5 dos votos.

Pesquisando um pouco, vi que ainda hoje algumas pessoas iam presas por causa do depósito infiel e que, portanto, contradizia o Pacto de São José da Costa Rica que proibiu esse tipo de prisão.

Isso estava ocorrendo porque o assunto ainda não estava totalmente pacificado no STF e uma das discussões é que o Pacto de São José tinha sido aprovado no Brasil em 1992 e por isso não tinha passado pelo quorum qualificado previsto na EC 45/04 para ser considerado Emenda Constitucional.

Porém, a partir desse mês o assunto finalmente foi pacificado!!!

O STF julgou duas semanas atrás várias ações que tratavam desse assunto e determinou que no País não haverá mais prisão cívil do depositário infiel.

Segue o link do Habeas Corpus julgado que serviu de entendimento para as demais ações:


Finalmente tais ações foram retiradas da gaveta e julgadas pelo STF. Um assunto de extrema importância para a sociedade!