domingo, março 16, 2008

Ciência e Política: Duas Vocações

Terminei esse fim de semana a leitura do livro Ciência e Política: Duas Vocações do sociólogo alemão Max Weber.

É o primeiro livro de sociologia que eu li e achei bem interessante, mesmo com a leitura um pouco difícil.

O livro é pequeno (120 páginas) contendo dois textos independentes um do outro: um fala sobre a Ciência como Vocação e o outro sobre a Política como Vocação.

Os textos na realidade são dois discursos que ele fez para platéias distintas em épocas diferentes. Por se tratar de um discurso, existem parágrafos enormes com o autor trabalhando várias idéias ao mesmo tempo, por esse motivo o texto, em certos momentos, exige uma alta concentração para um bom entendimento das idéias trabalhadas.

O que eu achei melhor foi o texto que trata sobre a Ciência como Vocação. Ele compara o sistema educacional alemão com o norte-americano, criticando o primeiro e elogiando bastante o segundo. Pegando a educação como ponto de partida, ele desenvolve várias teorias e idéias a fim de determinar o que leva o homem a dedicar a sua vida à Ciència.

O texto Política como Vocação, é bem mais complexo e por isso achei menos interessante. Mas creio que esse meu desinteresse é pelo fato de não entender algumas colocações do autor.
Porém a parte que ele diferencia a pessoa que "vive para a política" da que "vive da política" é simplesmente genial!! Vale muito a pena para entender melhor a nossa política e a de qualquer outro País.

Um livro muito bom de um dos maiores sociólogos que o mundo já viu!

Nenhum comentário: