quinta-feira, fevereiro 15, 2007

The Dark Side Of The Moon: a obra prima!!!


Já que o show do Roger Waters está chegando, nada mais justo que falar um pouco sobre um dos melhores álbuns já lançados na história: The Dark Side Of The Moon.

O que falar de um álbum que ficou 15 anos no Billboard 200, sendo considerado o 3º álbum mais vendido de todos os tempos no mundo inteiro, com mais de 40 milhões de cópias vendidas ao redor do planeta e ainda são vendidas de 8 mil a 9 mil cópias toda semana no mundo!!!!!

Lançado em 24 de março de 1973, o 8º disco de estúdio do Pink Floyd, elevou a banda a um patamar que eles estavam procurando desde a saída do fundador e principal compositor da banda: Syd Barrett (que tinha saído da banda por problemas relacionados ao uso constante de drogas que o acabaram deixando louco!!).

Eu particularmente (e muitos outros com certeza...) não considero um disco com 9 canções, e sim uma grande viagem musical formando uma única canção de 42:52s, com todas as partes se relacionando entre si.

Para alguém que ainda não sabe, as músicas que compõem esse álbum são:
1- Speak To Me/Breathe
2- On The Run
3- Time
4- The Great Gig In The Sky
5- Money
6- Us And Them
7- Any Colour You Like
8- Brain Damage
9- Eclipse

Creio eu que não adiantaria eu ficar aqui destilando parágrafos e parágrafos falando de música por música. Como eu já disse, considero esse álbum como apenas uma única e perfeita canção...

Só gostaria de expor alguns momentos que para mim são singulares:
- O início de Breathe com David Gilmour cantando “Breathe, breathe in the air.Don't be afraid to care...” é de uma sutileza que realmente acreditamos que ele não tem medo de se preocupar com o que está por vir...
- Time é inigualável!!! Tanto na música quanto na letra, que considero a melhor já escrita pelo Roger Waters em toda sua carreira!!!
- O solo vocal de The Great Gig In The Sky é uma porrada nos nossos ouvidos
- Como não sair cantarolando a linha de baixo de Money após escutá-la!!!!
- Os primeiros acordes no piano de Rick Wright em Us And Them juntamente com a 1ª estrofe cantada novamente pelo David Gilmour nos causam um sentimento de tranqüilidade que eu nunca escutei em todo o rock!! E o refrão então que explode depois de toda a calmaria que é a música!!

Recomendo que essa obra prima seja escutada com fones de ouvido e com ninguém para incomodá-lo!! Esse álbum é tão cheio de nuances que até hoje eu descubro coisas nele que nunca tinha percebido!!!!

E como disse Roger Waters em Time: “You fritter and waste the hours in an offhand way. Kicking around on a piece of ground in your home town. Waiting for someone or something to show you the way…” (Você desperdiça e perde as horas de uma maneira descontrolada. Perambulando num pedaço de terra na sua cidade natal. Esperando alguém ou algo que venha mostrar-lhe o caminho...).

Portanto deixe o The Dark Side Of The Moon te mostrar o caminho!!!!!

Nenhum comentário: